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Alerta 2076 (Tecnovigilância) - Siemens - EQUIPAMENTO PARA ANGIOGRAFIA ARTIS – Falha no gerador com consequente avaria do sistema

Área: GGMON

Número: 2076

Ano: 2017

Resumo:

Alerta 2076 (Tecnovigilância) - Siemens - EQUIPAMENTO PARA ANGIOGRAFIA ARTIS – Falha no gerador com consequente avaria do sistema.


Identificação do produto ou caso:

Nome comercial: EQUIPAMENTO PARA ANGIOGRAFIA ARTIS Nome técnico: Equipamento Para Angiografia Número de registro ANVISA: 10345162023 Classe de risco: III Modelo afetado: Artis Q biplane, Artis Q ceiling, Artis Q floor, Artis Q.zen biplane, Artis Q.zen ceiling, Artis Q.zen floor, Artis zeego Números de série afetados: 121125


Problema:

A notificação tem o intuito de informar a respeito de uma medida corretiva que aborda 2 causas possíveis de um defeito do sistema e mutuamente independentes.

- Nos  sistemas  Artis  com  geradores  A100Plus  ou  A100G,  uma  tentativa  para retomar a operação a seguir à deteção de uma falha (como um curto-circuito no  tubo  de  raios-X,  por  exemplo)  pode  resultar  na  falha  de  um  módulo  no gerador de alta tensão;

- Para  sistemas  biplanos  com  a  versão  de  software  VD11B  desde  abril  deste ano, os problemas de software em conjugação com placas gráficas podem, em casos raros, resultar na perda de apresentação de imagens na sala de exame.


Ação:

Ação de Campo Código AX001/16/S & AX002/16/S desencadeada sob responsabilidade da empresa Siemens Healthcare Diagnósticos S.A.  Empresa fará Correção em Campo.


Histórico:

Notificação feita pela empresa em atendimento à RDC 23/2012 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ação de campo por parte do detentor do registro do produto para a saúde)

Empresa detentora do registro: Siemens Healthcare Diagnósticos S.A. CNPJ 01.449.930/0001-90. Endereço: Av. Mutinga, 3800 - 7º andar - Pirituba, São Paulo-SP - Telefone: 0800 129 633.  Fabricante:  Siemens Healthcare GmbH. Henkestrasse,127  91052 Erlangen - Alemanha. 

 

###ATUALIZADO EM 26/10/2017, a empresa apresentou o relatório de conclusão da ação de campo comprovando o envio do aviso de segurança ao cliente com evidências da ciência e todas as ações finalizadas.


Recomendações:

O problema de software pode ser corrigido ao reiniciar o sistema. Pode demorar até 8 minutos para reiniciar o sistema.Devem  ser  implementados  processos  normais  de  emergência  em  caso  de  falha  do sistema. Assegure que estes processos estão preparados previamente até que seja aplicada a atualização.  

 

 

Caso queira notificar queixas técnicas e eventos adversos utilize os canais abaixo:

Notivisa: Notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) para produtos sujeitos à Vigilância Sanitária devem ser feitos por meio do Sistema NOTIVISA. Para acessar o Sistema, é preciso se cadastrar e selecionar a opção Profissional de Saúde, se for um profissional liberal ou a opção Instituição/Entidade, se for um profissional de uma instituição/entidade.

 

 

Sistema de Tecnovigilância: Paciente ou cidadão pode notificar por meio do Sistema de Tecnovigilância/SISTEC acesso por meio do link <http://www.anvisa.gov.br/sistec/notificacaoavulsa/notificacaoavulsa1.asp>